Ex-ministro da Agricultura e acelerador da Embrapa nos anos 1970, já ganhou o prêmio World Food Prize, um equivalente a um Nobel da alimentação
Nunca os brasileiros precisaram tanto de um brasileiro como agora. Em nome da paz, que venha o Alysson Paolinelli da paz. Acabou de ser indicado para o prêmio Nobel da Paz, nomeação protocolada no conselho norueguês do Nobel (the norwegian Nobel Committee), pelo diretor da Esalq, prof Durval Dourado Neto.
Alysson foi ministro da Agricultura, acelerador da Embrapa nos anos 70, criou bolsas de estudos para brasileiros no exterior e em 2006 ganhou o prêmio World Food Prize, um equivalente a um Nobel da alimentação.
Este agrônomo, formado na Universidade Federal de Lavras, ao longo dos últimos 50 anos desde a secretaria de agricultura de Minas Gerais em 1971 até 2021, significa um símbolo da produção de alimentos no Brasil onde aprendemos a plantar e criar o que no passado era considerado impossível.
Essa contribuição não vale só para o Brasil. É a possibilidade de autonomia alimentar em toda faixa do cinturão tropical do planeta.
O Brasil importava quase tudo, hoje o Brasil além de abastecer sua população exporta quase tudo e tem condições de reinicializar sua economia com base na ciência e tecnologia que Alysson Paolinelli simboliza.
Um outro agrônomo em 1970 ganhou o Nobel da paz, Norman Borlaug. Ele levou alimentos para o mundo, a revolução verde.
Alysson é um símbolo vivo dessa possibilidade. Realizou esses conhecimentos no Brasil ao lado de outros sublimes brasileiros da coragem e integridade.
O Nobel da paz em 2021, 50 anos após Norman Borlaug, para outro agrônomo que fez de sua vida a luta pelo alimento, é justo e merecido.
E que assim possa ser. Os brasileiros nunca precisaram Tanto de um brasileiro como agora, pois além e acima de tudo, significará uma mensagem de paz, em meio a raiva, ódios, desavenças e desunião no país com estes versus aqueles. Alysson o guerreiro da paz.
Fico com Roberto Rodrigues ex Ministro que da mesma forma acrescenta – alimento é paz. O Brasil é da paz.
Alysson Paolinelli, guerreiro da paz, que o Nobel nos ilumine. Que venha o Alysson da paz, trazendo para o Brasil a pacificação.